quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Consumismo na atualidade

O consumismo na atualidade é muito grande, podendo ocasionar prejuízos e danos a população afetando a saúde da população, e o meio em que vivemos. As pessoas gastam com tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido às propagandas na TV e ao apelo dos produtos de marca. No entanto, a definição de necessidade supérfluas é algo relativo, já que um produto considerado supérfluo para alguém pode ser essencial para outra, de acordo com as camadas sociais a que a população pertence. Isso pode gerar violência, pois as pessoas que cometem crimes na maioria das vezes não roubam ou furtam nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter condições de adquirí-lo.

A sociedade capitalista da atualidade é marcada por uma necessidade intensa de consumo, seja por meio dos mercados internos, seja por meio dos mercados externos, já que um aumento do consumo, registra-se uma maior necessidade de produção, que para atender a esta demanda gera cada vez mais empregos, que aumentam a renda disponível na economia e que acaba sendo revertida para o próprio consumo. O excesso de todo este processo leva a uma intensificação da produção e consequente aumento da extração de matérias-primas e do consumo de energia, muitas vezes, de fontes não-renováveis.


Como podemos ajudar as pessoas que sofrem de consumismo?

Em alguns lugares existem centros para compradores anônimos, onde as pessoas que tem esse mesmo problema se encontram e discutem sobre suas dificuldades e as possíveis soluções. Chegando a um consenso eles tomam medidas necessárias qu epodem variar e ser simples, como cortar o cartão de crédito ou mais estranhas para quem não tem o problema, como andar com uma sacola vazia, para alviar a tensão de não ter comprado nada. Essa medida tem ajudado muitas pessoas, e se for implantada locais pode dar resultado de forma satisfatória e simples.



http://2.bp.blogspot.com/_LHpBHKSzgo0/TAJFWsST_xI/AAAAAAAADZs/SYfbBESWgH8/s1600/consumismo4.jpg http://www.procon.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/procon-al-pesquisa-sobre-o-consumismo-no-uso-de-celular-por-criancas-e-adolescentes/image_preview
http://1.bp.blogspot.com/_FBjtAw-1H2Y/SC10sZUEysI/AAAAAAAAAAk/ACHYG96cDyg/s320/consumismo.bmp http://1.bp.blogspot.com/_XD3ZWIs88o0/SlSyKHQWsuI/AAAAAAAAARk/H4XeAwGsKw4/s400/consumismo-cruz.jpg

2 comentários: